Pavê de Chocolate

Avalie esta receita

Ingredientes

Para o Biscoito:


Ingredientes:

- ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo

- ½ xícara (chá) de açúcar

- 2 ovos

- 1 ½ colher (sopa) de amido de milho

- 1 pitada de sal

- Açúcar de confeiteiro para polvilhar

- Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar o refratário

Modo de preparo na legenda desta publicação!


Para os cremes:


Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 2 ⅔ xícaras (chá) de leite

- 6 ovos

- ½ xícara (chá) de amido de milho

- 100 g de chocolate meio amargo picado (¾ de xícara)

Modo de preparo na legenda desta publicação!


Para a Calda:

Ingredientes:

- ½ xícara (chá) de leite

- 2 colheres (sopa) de conhaque

- 1 canela em rama

Modo de preparo na legenda desta publicação!


Para o Merengue:

Ingredientes:

- 3 claras

- ¾ de xícara (chá) de açúcar

- Cacau em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo na legenda desta publicação!

Modo de Preparo:

Sabe o que não pode faltar na páscoa da sua casa? Chocolate, muito chocolate!

Por isso nós separamos uma receita especial para você fazer e deixar todo mundo com água na boca! Anote aí os ingredientes e o modo de preparo:


Modo de preparo do Biscoito:


- Unte um refratário de 30cm x 20cm e preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

- Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Em uma tigela, misture a farinha com o amido e reserve.

- Em uma tigela pequena, quebre os ovos, junte o açúcar, o sal e misture bem. Encaixe a tigela na panela do banho-maria e mexa por 5 minutos, até os ovos aquecerem e o açúcar dissolver completamente.

- Retire a tigela do banho-maria e transfira os ovos com açúcar para a batedeira. Bata bem os ovos até aumentar em 3 vezes o volume, formando uma espuma clara.

- Desencaixe a tigela da batedeira e acrescente aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. A cada adição, misture delicadamente com uma espátula, a cada adição para incorporar a farinha sem perder a aeração.

- Transfira a massa de biscoito para o refratário untado e nivele bem com uma espátula para formar uma camada fina e uniforme.

- Com uma peneira, polvilhe açúcar de confeiteiro formando uma camada bem fina na superfície da massa. Leve para assar por cerca de 10 minutos, ou até ficar levemente dourado. Deixe esfriar completamente, no próprio refratário antes de montar o pavê.


Modo de preparo dos Cremes:


- Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela grande e reserve 3 claras em outra tigela.

- Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Em uma panela média, misture o leite com o leite condensado e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e, aos poucos, acrescente metade do leite quente à mistura de gemas. Mexa bem, evitando que as gemas cozinhem e o creme fique com grumos.

- Volte as gemas para a panela com o restante do leite e continue mexendo por cerca de 5 minutos, em fogo baixo, até formar um creme grosso.

- Transfira metade do creme para uma tigela. Junte o chocolate picado ao restante do creme na panela e misture bem. Deixe os cremes esfriarem completamente antes de montar o pavê.


Modo de Preparo da Calda:


- Numa panela pequena junte o leite, a canela e o conhaque. Leve ao fogo médio até começar a ferver. Reserve.

Modo de Preparo do Merengue e a montagem:

- Com a ponta de um garfo, fure toda a superfície do biscoito. Regue a calda aos poucos sobre a massa para umedecer o biscoito.

- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria. Em uma tigela média de vidro ou inox, coloque as 3 claras reservadas da etapa anterior e o açúcar. Encaixe a tigela na panela com água fervente e mexa, por 4 minutos, até ficar liso.

- Transfira as claras com açúcar para a batedeira. Comece a bater em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. Bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até formar um merengue firme e brilhante.

- Com uma colher, espalhe o creme de chocolate sobre o biscoito umedecido, formando uma camada lisa e uniforme. Distribua o creme branco e o alise, formando mais uma camada do pavê.

- Cubra o refratário com o merengue batido. Leve ao congelador por pelo menos 6 horas antes de servir.

- Retire o pavê do congelador por 15 a 30 minutos antes de servir. Polvilhe com cacau e corte as fatias.


Gostou dessa receita? Reproduza na sua casa, poste nas suas redes sociais e não se esqueça de marcar o @FestvalCascavel!


Recomendamos para Você
Pasta de Amendoim Carne de panela Ensopado Vegetariano Bruschettas de queijo Brie e uva